O Festival Bixanagô é um festival de música, política e artes que promove a diversidade, a criatividade e a potência da comunidade negra, periférica e LGBT, que utilizando a dança, a música, a performance e tantas outras estéticas da cultura hip-hop e da cultura ballroom, para discutir a potência de jovens, negros e periféricos e seu protagonismo em narrativas contra o ódio e o preconceito.

O Bixanagô nasceu pra afrontar o ódio com seu beats, som e sua ginga. E vai além, a ideia do festival é apresentar oficinas, bate papos e muita música para tombar o preconceito.

Entre os destaques do Festival Bixanagô, estão os bate-papos “As Bixas no RAP” com o rapper Rico Dalasam e Eliane Dias, empresária da Boogie Naipe; “Luana Barbosa – Conjuntura e cultura negra no Brasil “, comandado pelo youtuber Spartakus; e “Bate-papo Dandara dos Santos”, que junta a Unaids Brasil, o Fundo PositHiVo, Micaela Cyrino e Ezio Rosa para falar sobre HIV.

As oficinas do festival podem ser conferidas neste link. E para quem curte música preta da boa, se liga em quem vai passar pelos palcos do Bixanagô: Danna Lisboa, Linn da Quebrada, Areta Sadick, Rosa Luz e Rick Dalasam, além de DJ sets da Festa Amem.

A programação do evento se divide entre o Lab Mundo Pensante e o Mundo Pensante, nos dias 21, 22 e 23 de março. Os ingressos para as conversas e os minicursos são gratuitos, enquanto os shows têm entrada a R$ 20.

 

Confira a programação completa:

23/03, das 15h às 5h
Local: Lab Mundo Pensante – Rua Treze de Maio, 733 – Bela Vista
Ingressos: Grátis

15h – 18h – Oficina de Voguing

A oficina traz referências e técnicas fundamentais da dança, inspirada nas poses de modelos das revistas Vogue dos anos 70 e 80. Com Félix Pimenta

15h – 18h – Oficina de Moda Hip Hop
O estilista Isaac Silva apresenta técnicas, métodos e referências para criar um olhar inclusivo, autêntico e futurista para criar styling com inspirações Hip Hop. Com Isaac Silva

Inscrições: https://linktr.ee/bixanagofestival

18h  – HIV – Bate papo “Dandara dos Santos”
Uma análise das principais políticas de prevenção à HIV e outras ISTs* para a população negra e LGBTQI+ em São Paulo. Com Unaids Brasil, Fundo PositHiVo, Micaela Cyrino e Ezio Rosa.

19h30 – Bate papo “Bixa, Cadê meus direitos?”
Diante do atual contexto político, quais direitos a população LGBTQI+ perde e quais nunca conquistou? Como proceder? Um bate papo sobre conjuntura política e direitos. Com Onika Bibiana Soares, Neon Cunha e Erika Hilton

Shows 

23/03, das 20h às 5h
Local: Mundo Pensante – Rua Treze de Maio, 830 – Bela Vista
Ingressos: R$ 20 após às 23h30

20h – DJ Festa Amem
20h20 – Indy Naíse
21h30 – MonnaBrutal
22h50 – Joy Sales
00h00 – Danna Lisboa
01h30 – Linn da Quebrada
02h30 – Festa Amem

Fonte: Catraca Livre