Os ativistas Vando Oliveira e Cássia Dantas foram eleitos por aclamação para serem os representantes da região nordeste diante da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV no Brasil. A decisão foi comemorada por todos os delegados presentes no V Encontro Regional da RNP+ no Nordeste, que se encerrou nessa sexta-feira (14), na cidade de Fortaleza, Ceará.

Emocionando o público presente, Vando explicou o porquê de ter renunciado ao mandato no mês de janeiro e porquê irá retomar o cargo. “Sou analfabeto sim. Estudei até a terceira série no interior do Ceará. Mas não há nenhum documento escrito que precisa ter diploma pra ocupar algum cargo dentro do movimento”, disse Vando vive com HIV desde 1990 e hoje é coordenador administrativo da RNP+ Ceará, cujo trabalho é uma referência no nordeste.

Os nove estados da região também decidiram levar até o Encontro Nacional da Rede, a proposta de que haja apenas um secretário na representação da RNP+ e não três como acontece hoje. “Ter um só secretário é fortalecer a ideia de que os cinco regionais são o braço da secretaria e são esses que devem ter uma maior participação nas ações. Além disso, em uma secretaria de três pessoas um desses já é voto vencido dentro da própria estrutura, o que pode inviabilizar os encaminhamentos ao colegiado nacional”, justifica Vando.

Como suplente de Vando, o Encontro elegeu, também sob aclamação, a ativista Cássia Dantas, integrante da RNP+ da cidade de Itabuna, na Bahia. Cássia, que vive com HIV há 17 anos defende mudanças nos diálogos com a juventude, na equidade de gênero dentro do movimento e na representatividade. Para ela, o fortalecimento da RNP Nordeste foi um dos principais motivadores à sua candidatura. “Trabalho coletivo e colegiado que desenvolvemos e a contribuição que poderei fazer em retribuição a todas as conquistas que meus pares que me antecederam fizeram em prol das pessoas vivendo.”

O empoderamento feminino foi uma pauta que se sobressaiu durante essa edição. Nesse sentido, Cássia defende que o Encontro foi produtivo e importante para “percebemos que nossos pares estão dentro das várias instâncias de controle social representativas, o empoderamento feminino e a conquista de espaços dentro da RNP que antes era totalmente dominado por homens.”

Representações

Durante a plenária de votação, os 66 delegados presentes também precisaram decidir quem representará a região nordeste para a disputa de vaga dentro da Comissão Nacional de DST, Aids e Hepatites Virais (CNAIDS) e Comissão de Articulação com os Movimentos Sociais (CAMS). 

Após as defesas de suas candidaturas, foi decidido que o ativista José Candido, de Pernambuco, será o candidato indicado da região para representar a Rede na CNAIDS e que o ativista Eugenio Dantas ficará responsável por ser o porta voz da região nordeste na candidatura para a vaga a ser preenchida na CAMS. As eleições definitivas serão realizadas no encontro nacional da Rede. Nessa ocasião, cada região apresentará um candidato. 

Para Vando, essa edição do Encontro “trouxe mais amadurecimento dos núcleos, novos participantes delegados, e uma maior participação de todos os membros nas discussões. E a própria discussão da atual conjuntura do desmonte da política de aids veio muito forte na fala de todos os estados do nordeste.”

 

Jéssica Paula (jessica@agenciaaids.com.br)

A Agência de Notícias da Aids cobre o V Encontro Regional da Rede de Pessoas Vivendo com HIV com apoio do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis.