Durante três dias, especialistas, estudiosos e profissionais de saúde discutiram as ações de redução de danos no uso de drogas e sua relação com o momento político do Brasil. O evento, que aconteceu em Campo Grande (MS), debateu estratégias de diminuição de riscos e danos associados a ações de prevenção do HIV, hepatites virais e tuberculose, a partir do paradigma da prevenção combinada, diretriz atual do Ministério da Saúde.
Para Edna Flores, da Associação Águia Morena, anfitriã do evento, a decaída do uso do preservativo e a necessidade de ampliação da PreP são dois pontos importantes nesta discussão: “convivemos com pessoas que moram na rua, com usuários e usuárias de drogas, pessoas que estão à margem da ação do estado, por isso a sociedade civil é importante neste contexto”, argumentou. O presidente da Associação Brasileira de Redução de Danos (Aborda), Alvaro Mendes, destacou que a garantia dos direitos das pessoas que fazem uso de drogas é fundamental neste debate, segundo ele “a ação policial truculenta não apenas priva as pessoas do cuidado de saúde, mas as limita de ações de protagonismo e controle social.”
Paralelo ao evento, o seminário Combina RD, organizado pela ONG Associação de Bem com a Vida (ABV) de Boa Vista (RR), debateu as lacunas nos serviços diante deste desafio duplo de garantir cuidados de saúde e respeitar o direito de escolha das pessoas. “Estamos diante de um cenário de crescimento da pauperização, de aumento de imigrantes e de carências diversas do movimento social. Não basta intenções é preciso políticas públicas direcionadas”, enfatizou a presidente da ABV, Ana Cristina Oliveira.
Participaram das atividades, cerca de 120 pessoas de todos os estados do Brasil. Redutores, associados, parceiros e apoiadores da Aborda receberam uma homenagem pela atuação em favor da instituição e da RD no Brasil.
Aborda elege três Mulheres para a coordenação 
Ao final do encontro foi realizada a Assembléia da Associação Brasileira de Redução de Danos que efetivou sua alteração estatutária e elegeu a nova coordenação para o período de 2018/2022. Pela primeira vez desde sua fundação, há 21 anos, a associação terá três mulheres a frente. Foram eleitas Edna Flores (MS), como coordenadora geral, Ana Cristina Oliveira (coordenadora administrativa financeira) e Thaty Pinangé para a coordenação técnico-política. Para o conselho fiscal os eleitos foram: Domiciano Siqueira (MG), Alvaro Mendes (AC) e Marco Manso ( BA).
A assembléia também ratificou os novos mobilizadores regionais, nas cinco regiões geográficas do Brasil, e encaminhou tratativas de formalizar o papel, responsabilidades e compromissos destas funções.