O Centro de Referência e Treinamento DST/Aids-SP, em parceria com a Universidade Metodista de São Paulo, convida a população negra para a campanha de Testagem anti-HIV. O material foi elaborado pela agência Tropicália, composta por alunos de 7º semestre da Faculdade de Publicidade e Propaganda.

A epidemia de aids é dinâmica e multifatorial, e sua ocorrência vai muito além da questão do comportamento sexual. Está relacionada às condições de vida, gênero, composições etárias e étnicas das populações atingidas. Para Ivone de Paula, gerente da Área de Prevenção, ” a vulnerabilidade social abarca questões ligadas ao exercício de cidadania e dos direitos, diversidade sexual, as questões de gênero e gerações, o pertencimento étnico e racial e seus significados dentro da sociedade”.

No caso da população negra, o meio ambiente que exclui e nega o direito natural de pertencimento coloca o negro brasileiro em condições de vulnerabilidade. “A inserção social desvalorizada aliada a invisibilidade de suas necessidades específicas conduz esta população a comportamentos inadequados, doenças psíquicas e psicossociais, além das doenças físicas, no caso a infecção pelo HIV”, observa Ivone de Paula.

Dados dos últimos boletins epidemiológicos apontam que a mortalidade por aids decresce no estado porem decresce menos na população negra. O número de jovens gays negros com HIV tem se mostrado maior que o número de jovens brancos.O número de gestantes negras com HIV e sífilis é maior que o número de brancas.

Estes dados apontam para a vulnerabilidade desta população ao HIV sendo necessário políticas públicas que trabalhem esta questão e que procurem nas suas ações diminuir a vulnerabilidade social e programática.

Convidamos a população negra a realizar a testagem para HIV durante a Campanha Fique Sabendo (01 a 07/12) e durante o ano todo nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA).

Saiba onde fazer o teste:

Telefone 0800 16 25 50

www.crt.saude.sp.gov.br