Foi lançado nessa sexta-feira (24), o novo site do Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas. O portal disponibiliza informações sobre a infecção pelo HIV, a vulnerabilidade das mulheres e as ações e encontros nacionais do MNCP. 

O novo site é lançado com a intenção de alcançar um número maior de mulheres brasileiras e levar ainda mais informação sobre direitos, HIV/aids, prevenção e saúde. O portal também demonstra as ações nacionais do MNCP que une esforços de mulheres de diversas cidades brasileiras e as atividades lideradas por suas integrantes locais. Os objetivos dessas ações são: visibilizar a realidade das mulheres posithivas, promover o diálogo e eliminar a discriminação relacionada ao HIV/aids.

 

Jaciara Pereira veio da Bahia explicar como a plataforma vai funcionar

 

Entenda a estrutura para navegação

A página inicial está dividida em 7 partes: “menu superior”, “Junte-se a nós!”, “apresentação do MNCP”, “últimas notícias”, acesso rápido a informações relacionadas ao HIV/aids, link para a página do Facebook do movimento e menu inferior.

As histórias dessas mulheres estarão na aba “Olha elas!”, sob o menu “Comunicação”, que buscará homenagear e reconhecer os esforços das membras que apoiam diariamente a resposta à aids em suas cidades e estados. Além disso, o site conta com páginas para notícias, publicações e galeria de fotos e vídeos. Para possibilitar a divulgação das ações do MNCP e o acesso a informações sobre HIV/aids, a plataforma terá um formulário para o cadastro de novas membras e uma página para parcerias com o objetivo de auxiliar o movimento a reunir recursos e garantir sua sustentabilidade.

Na aba “Institucional” no menu superior, os visitantes poderão conhecer a missão, valores e história do Movimento das Cidadãs Posithivas e ter acesso à estrutura organizacional. Ainda no menu superior, em “HIV/Aids”, o MNCP disponibiliza informações sobre a infecção, as vulnerabilidades das mulheres em relação ao vírus e onde encontrar serviços e atendimento.

Fabiana Oliveira, São Paulo

Ainda no menu superior, em “HIV/aids” o MNCP disponibiliza informações sobre a infecção e as vulnerabilidades das mulheres.

Possibilidades de parcerias

Em “Parcerias”, organizações do setor privado e público, assim como pessoas que se sensibilizem com a causa, podem preencher um formulário de contato e iniciar uma parceria com o MNCP. A parceria pode ser estabelecida através de uma troca de serviços. Além disso, o MNCP oferece palestras sobre educação sexual e reprodutiva e sobre prevenção de infecções sexualmente transmissíveis para a empresa/organização.

Em troca, a organização parceira poderá apoiar o MNCP com recursos técnicos ou financeiros. Este apoio será destinado para a realização de atividades, como encontros nacionais e oficinas, e para garantir a participação das cidadãs posithivas em processos decisórios importantes. Além desta forma de colaboração, o MNCP também busca realizar parcerias com universidades interessadas com o objetivo de oferecer vagas para estágio para estudantes e oportunidades para projetos de pesquisa.

 

Silvia Aloia, Rio Grande do Sul

 

Acima do menu superior, encontra-se o formulário para inscrição como integrante do MNCP em “Junte-se a nós!”. Nesta página, pessoas interessadas em fazer parte do Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas poderão preencher o formulário que será enviado diretamente à Secretaria Nacional da organização.

Ao final da página inicial, o portal possui um menu inferior com uma lista de links úteis para o acesso rápido aos principais conteúdos do site. Além disso, o menu de rodapé possui um espaço reservado para login apenas para membras do movimento. Esta funcionalidade será fundamental para aprimorar a divulgação interna de informações e o acesso facilitado a documentos, treinamentos e calendário de eventos.

 

Nair Britto, fundadora do movimento  a gente fazia isso corpo a corpo, não tinha essa ideia de visibilidade, não podemos perder jamais a ideia de formar pequenos grupos, encontrar nos municípios, nos estados. essa força humana que gera a tecnologia visual, mas antes ela passa pelo afeto, pelo encontro. é tão lindo ver tanta mulher poderosa acreditando que é possível mudar o que está ruim. O HIV é um aspecto que transita na vida de uma mulher hoje no mundo. O MNCP participou desses debates, influenciou e mudou. Estou muito orgulhosa disso. Que esse vigor vá sempre rebrotando. trazendo a vida de uma forma mais inclusiva, mais linda. É um movimento de amor e de alegria.

O evento aconteceu ao final de uma série de atividades durante a reunião de planejamento e oficina de comunicação do projeto “Empoderamento feminino de mulheres vivendo com HIV/aids em estratégias de lobby, advocacy e comunicação digital do Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas”, financiado pelo Fundo Posithivo, em São Paulo. O projeto de criação do site foi uma parceria do MNCP com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o HIV/Aids (Unaids). 

Mais Cidadãs 

A jornalista e poetiza Marina Vergueiro também esteve presente no evento. Ela aproveitou a oportunidade para apresentar às Cidadãs seu livro entitulado Exposta que será lançado neste domingo (26), no Espaço Cultural Colaborativo Alvenaria, no bairro de Perdizes, em São Paulo.

Marina Vergueiro

Marina afirmou estar muito feliz em finalmente conhecer o MNCP e disse que “sente falta de pessoas de sua geração em movimentos como este. Minha geração não fala sobre HIV, contem comigo para fazer as pessoas ouvirem mais sobre prevenção, sobre HIV, porque o vírus continua aí e muita gente não sabe.

Acompanhe o evento em imagens 

 

Juliana Correa, Amazonas

 

Credileuda Azevedo, Ceará

 

Georgina Machado, Sergipe ( ao lado da credileuda) Georgina em busca de resposta do diagnóstico, hoje colocamos a visibilidade como sopro de vida, como ponte para o empoderamento e a salvação para nossas descobertas.

 

Emília Maria, Guarulhos

 

Jacqueline Cortes, de São Paulo e representante do Movimento Latino Americano das Cidadãs Posithivas

 

Maria Elisa, São Paulo

 

Evalcilene Santos, Amazonas

 

Regina Barbosa, Tocantins

 

Denise Catarina, Distrito Federal

 

 

Mais informações

O evento foi transmitido ao vivo pelo facebook e pode ser assistido na página do movimento clicando aqui. 

O site poderá ser acessado através dos links www.mncp.org.br ou www.cidadasposithivas.org.br

 

Dica de Entrevista

Jaciara Pereira

Secretaria de Comunicação do MNCP

(77) 98811-7104