O Recife tem 130 pontos da rede pública municipal de saúde que oferecem testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (IST), como HIV, sífilis e as hepatites B e C, de acordo com a prefeitura. Com a chegada do período de carnaval, quando há risco de aumentar os casos de contaminação, esses pontos ganham reforço.

“Em dois polos nós temos estandes que são construídos especialmente para este fim. Um fica na Praça do Arsenal, no Bairro do Recife, e o outro, no polo do Ibura, na Zona Sul, para oferecer a testagem rápida”, diz , o chefe do setor de IST/Aids da Secretaria de Saúde, Alberto Enildo de Oliveira.

O funcionamento é das 18h às 22h30. “Com 15 minutos, o resultado está na mão”, afirma.

Os especialistas alertam que quem tiver relação sexual sem camisinha, deve fazer exame para saber se pegou alguma doença.

Um rapaz de 25 anos ouvido pela reportagem, que pediu para não ser identificado, descobriu há cinco que é soropositivo em um teste rápido de HIV. Ele nunca tinha feito nenhum teste antes.

“Queria ficar só, me isolar. Eu achava que eu ia morrer… fiquei mal”, conta. O vírus se tornou um desafio. “Eu procuro me esconder. Não sinto vontade de chegar numa empresa, trabalhar. Machucam os termos pejorativos que usam quando falam de uma pessoa com HIV”.

Wladimir Reis tem HIV há 28 anos e sabe das dificuldades que uma pessoa enfrenta assim que descobre que contraiu o vírus. Hoje ele é coordenador da ONG GTP+, que fica na Avenida Manoel Borba, no Bairro da Boa Vista, área central do Recife.

“A gente atua na prevenção ao HIV, outras ISTs, hepatites virais e a tuberculose. Também oferecemos a testagem do HIV, além da indicação do tratamento adequado”, afirma.

A ONG Grupo de Trabalhos em Prevenção Positivo (GTP+) faz acompanhamento de pacientes com Aids e também na prevenção da doença.

A lista dos locais que oferecem os testes rápidos gratuitos estão disponíveis no site da prefeitura. O Disque Saúde também oferece mais informações, através do telefone 0800 281 1520.

Fonte: G1