25/05/2016 – 14h20

Em nota divulgada nesta quarta-feira (25), o Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas (MNCP) lamentou a morte da ativista Jucimara Moreira. Mara morreu no  último sábado (21), aos 39 anos. Ela era uma das ativistas mais importantes na luta contra a aids no Brasil e integrava o Grupo Pela Vidda Rio, o Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas e a Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids. Há mais de um mês, estava internada em estado grave e não resistiu. Leia a seguir a nota na íntegra:

Mara Moreira, ativista do movimento de HIV… Mulher, amiga, filha, irmã, tia… Desde novembro de 2015 no Congresso de Aids em João Pessoa, algumas lideranças do Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas (MNCP) perceberam que alguma coisa não estava bem com nossa amiga e cidadã Mara.

Chamamos alguns ativistas do Rio de Janeiro e pedimos ajuda, socorro para auxiliar ela e família, antes que fosse tarde. Ligamos para a família, parceiro de Mara e falamos das nossas preocupações.

Mas um dia, fomos avisadas que Mara tinha sido internada, que a situação clinica não era boa e desde então vivemos apreensivas e sempre buscando com Regina Bueno (elo que nos ligou a ela durante esses dias) notícias de Mara.

Obrigada Regina Bueno pela solidariedade e amizade por Mara e nós cidadãs. Nesse momento, nós cidadãs iniciamos uma corrente de orações, preces, rezas e emanamos energias, cada uma com sua fé e crença. Até que na noite de 21 de maio chega a notícia tão temida da sua morte!

O MNCP se cala, tristeza e dor nos consomem e nesse momento choramos muito, pois a luta de Mara nesse mundo não vai mais existir. Não temos palavras, precisamos viver nosso luto e se afastar para conseguir voltar como Fênix.

Ainda tá difícil, pois estamos planejando nosso 7ª Encontro Nacional, e pensar na ausência física de Mara ainda dói.

Vários posts, mensagens, condolências de movimentos em geral, organizações, gestores, mídia lamentando a ausência da ativista Mara Moreira. Mais um número dentre muitos de óbito em decorrência da aids. Não somos números e tampouco somente ativistas.

Somos mulheres, esposas, companheiras, filhas, mães, irmãs, tias, profissionais, donas de casa e várias outras mulheres que podemos e queremos ser.

Sendo assim, não é só ativista que vai fazer falta, mas todas as outras Maras nos farão falta e para nós do MNCP a amiga e seu sorriso que iluminava nossas conversas, discussões e brincadeiras.

Agradecemos aos céus por permitir conhecer, compartilhar, vivenciar e pode conhecer Mara Moreira, com toda sua força, coragem, qualidades e defeitos.

O mundo precisa de mais respeito e amor!

Como dizia o poeta: É preciso amar como senão houvesse amanhã!

E finalizando deixamos a música que nesse momento retrata o que nós Cidadãs Posithivas sentimos:

Canção da América

Amigo é coisa pra se guardar
Debaixo de sete chaves,
Dentro do coração,
assim falava a canção que na América ouvi,
mas quem cantava chorou ao ver o seu amigo partir,
mas quem ficou, no pensamento voou,
com seu canto que o outro lembrou
E quem voou no pensamento ficou,
com a lembrança que o outro cantou.
Amigo é coisa para se guardar
No lado esquerdo do peito,
mesmo que o tempo e a distância, digam não,
mesmo esquecendo a canção.
O que importa é ouvir a voz que vem do coração.
Pois, seja o que vier,
venha o que vier
Qualquer dia amigo eu volto a te encontrar
Qualquer dia amigo, a gente vai se encontrar.

Heliana Moura

Cidadã Posithiva e amiga de luto!

Saiba mais 

Mais uma guerreira se vai. A ativista Jucimara Moreira deixa um importante legado na luta contra a aids