O Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para Agenda 2030 realizou, durante o 8º Encontro Nacional das Cidadãs Posithivas, nessa quinta-feira (13), o lançamento do Relatório Luz 2018 sobre o avanço da Agenda 2030 no país.

O documento, que contou com apoio do Movimento das Cidadãs Posithivas, traz dados que levam em consideração as tensões sociais, políticas e econômicas no país, agravando a tendência anunciada por estudiosos e pela sociedade civil de que, no ritmo atual, o Brasil dificilmente alcançará as metas com as quais se comprometeu, juntamente com outros 192 países, no âmbito das Organizações das Nações Unidas.

Jair Brandão, da ONG Gestos, cita como exemplo o fato de o que que propõe a erradicação da pobreza, o Brasil seguiu, nos últimos anos, o caminho oposto a ser percorrido na erradicação da pobreza, com a extinção de programas sociais e de transferência de renda e com a aprovação, em 2016, da Emenda Constitucional 95 – que limita o aumento dos gastos públicos pelos próximos 20 anos. Somado ao aumento do desemprego, que em dezembro de 2017 alcançava a marca de 12,7%, as desigualdades econômicas e sociais do país têm aumentado.

Tais medidas têm impacto direto para dificultar o alcance de outros objetivos, como o de zerar as pessoas que passam fome e reduzir as desigualdades não apenas dentro de cada país, mas também entre os países.

A publicação também traz à tona indicadores como o número de casos de aids no país já que, apesar de a terapia antirretroviral ser disponibilizada de forma universal e da queda na mortalidade, em vários estados da federação, houve aumento da incidência entre homens jovens entre 15 e 19 anos o número de casos triplicou; e entre 20 e 24 anos, dobrou.

Outro índice apresentado é que discorre sobre igualdade de gênero. Neste quesito, o Brasil ainda apresenta dados de extrema desigualdade entre homens e mulheres, sendo o quinto país em número de feminicídios. Em 2017, uma mulher foi assassinada a cada duas horas no Brasil e uma em cada três brasileiras disse ter sido vítima de violência nos últimos 12 meses.

Para análise, o Grupo de Trabalho da Sociedade Civil da Agenda 2030 analisou 121 das 169 metas que compõem os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Assim, no Relatório Luz 2018 todos os 17 ODS foram analisados e contam com um diagnóstico, além de recomendações para reverter a atual situação e alcançar a meta até o ano de 2030. O documento foi preparado por especialistas do grupo nas diferentes áreas e por busca apontar um caminho de como alcançar as metas.

O Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 une organizações não governamentais, movimentos sociais, fóruns e fundações brasileiras durante o seguimento das negociações da Agenda pós-2015 e seus desdobramentos.

O Relatório Luz 2018 pode ser encontrado em sua versão completa aqui

 

O Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas é um coletivo de mulheres brasileiras que vivem com HIV/aids. A Agência de Notícias da Aids cobre o 8º Encontro Nacional das Cidadãs Posithivas à convite do Departamento de IST, Aids e Hepatites Virais.