No Dia Mundial de Luta Contra a Aids, a Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Centro de Referência e Treinamento IST/Aids, lançará sua 12ª edição da Campanha Fique Sabendo. Este ano, 640 (de 645) municípios aderiram à Campanha de Testagem Fique Sabendo. “Trata-se de uma adesão recorde! A adesão foi crescendo ao longo de 12 anos e agora chegou a 99,2% dos municípios”, observa Alexandre Gonçalves, coordenador do Programa Estadual IST/Aids de São Paulo. “Este resultado é fruto do compromisso do estado de São Paulo na luta contra a aids e na busca da ampliação do diagnóstico precoce do HIV e da sífilis!”, declara.

O período oficial da campanha será de 1 a 7 de dezembro, no entanto, cada município poderá avaliar seu contexto local e estender a campanha pelo tempo que julgar adequado, lembrando que o mês de dezembro é dedicado a atividades de enfrentamento do HIV/Aids e outras IST, desde a publicação da Lei 13.504/2017, sancionada pelo presidente da República.

Este ano, a Campanha Fique Sabendo – “Faça o teste da aids e da sífilis” pretende destacar a importância do diagnóstico precoce destes dois agravos principalmente entre jovens. “A campanha anual é uma importante ação de intensificação da testagem do HIV e da sífilis junto às populações mais vulneráveis a estas infecções”, destaca Maria Clara Gianna, coordenadora- adjunta do Programa Estadual.

Segundo Karina Wolffenbuttel, da Equipe de Organização da Campanha Fique Sabendo, a estimativa é de que sejam realizados ao todo 400 mil exames, em sua grande maioria realizados pelo método rápido, com resultado no mesmo dia. Serão 176 mil testes rápidos de HIV, 168 mil de sífilis; 36 mil exames convencionais de HIV e 28 mil de sífilis

“Com relação às ações extramuros de testagem que ampliam o acesso à testagem em locais fora das unidades de saúde, 57,5% dos municípios as realizarão, alguns durante a semana e, outros, nos fins de semana. Além disso, 273 municípios abrirão as unidades de saúde nos fins de semana incrementando as ações de testagem”, informa Márcia Santos, da Equipe de Organização da Campanha Fique Sabendo.

A Campanha tem por objetivo estimular a população do estado de São Paulo a realizar o teste de HIV e de sífilis, principalmente quem tem vida sexual ativa, nunca realizou o teste de HIV e/ou sífilis na vida e pertence aos grupos mais atingidos pela aids e pela sífilis.

“Promover o acesso ao teste, ampliar o número de pessoas que conheçam seu status sorológico, vincular o portador do HIV à referência e ofertar o tratamento imediatamente após o diagnóstico é parte essencial do enfrentamento da epidemia de aids em nosso estado”, destaca Maria Clara Gianna.

No caso do HIV, a testagem é a porta de entrada nesta cadeia de cuidado contínuo de prevenção, diagnóstico, vinculação, tratamento, retenção e supressão viral do HIV. E, no caso da sífilis, a testagem oportuniza o diagnóstico e tratamento de uma doença muitas vezes silenciosa.

“Nestes 11 anos de experiência avançamos muito, mas ainda precisamos avançar mais para que os testes cheguem às pessoas mais expostas ao HIV e à sífilis, com garantia de sigilo, confiança, qualidade no processo diagnóstico, vinculação à referência e acesso oportuno ao tratamento do HIV e da sífilis”, comenta Maria Clara Gianna.

“Recomendamos a todos que a campanha seja realizada utilizando-se testes rápidos de HIV e sífilis. E no caso do HIV, devido ao sucesso e aceitação desta modalidade de testagem em nosso estado recomendamos a intensificação do uso de testes rápidos realizados com amostras de fluido oral. A utilização destes durante a campanha, em ações extramuros, favorecerá a oferta do teste às pessoas mais vulneráveis refratárias à coleta de sangue”, declara Karina Wolffenbuttel. Recomendamos também que a testagem rápida do HIV e da sífilis seja levada a populações mais expostas e a locais onde o acesso ao teste por demanda espontânea da população ainda é restrito.

A aids tem tratamento e a sífilis tem cura. Fazer o diagnóstico e tratar os portadores dessas ISTs é uma forma muito efetiva de melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas e quebrar a cadeia de transmissão do HIV e da sífilis visando o controle desses dois importantes problemas de saúde pública.