Depois do encerramento da Conferência IAS 2019 sobre Ciência do HIV na Cidade do México, em junho deste ano, redes mundiais lideradas por comunidades de pessoas que vivem com HIV e populações-chave uniram forças com ativistas mexicanos e latino-americanos para continuar o planejamento da Conferência HIV 2020.

O “HIV2020: Comunidade Reivindicando a Resposta” será uma convocação alternativa para as pessoas que não podem ou não querem entrar nos Estados Unidos para participar da 23ª Conferência Internacional sobre a Aids, que será realizada em São Francisco / Oakland no próximo ano. Ativistas e defensoras/es de direitos humanos haviam recomendado não trazer a Conferência para os Estados Unidos, dadas as leis americanas de imigração dos trabalhadores da administração de Trump, suas políticas de detenção e separação familiar e a deterioração das condições de direitos humanos do país.

A Conferência HIV2020 reafirmará o papel fundamental que desempenham as comunidades na resposta ao HIV a nível mundial, além de destacar a importância dos direitos humanos. Ativistas também utilizarão o HIV2020 como uma oportunidade para discutir os desafios específicos que enfrentam as pessoas que vivem com o HIV e/ou são afetadas pelo HIV no México e no continente latino-americano.

Em um ato de solidariedade, um grupo internacional de pessoas que vivem com HIV, homens gays e bissexuais, pessoas que usam drogas, profissionais do sexo, transgêneros, jovens e defensores de povos indígenas trabalharam juntos para criar uma estrutura de evento especificamente adaptada às necessidades de membros da comunidade. Os ativistas nomearam seis temas que determinam um programa para o VIH2020, que inclui:

1. Assuntos pendentes sobre o HIV, incluindo a incidência do HIV sem diminuição entre as populações-chave, com foco na criminalização, o estigma e a discriminação em curso que enfrentam;

2. Acesso ao tratamento de HIV e serviços de saúde de qualidade;

3. Programas comunitários dirigidos às populações-chave;

4. Financiamento / investimento em respostas comunitárias ao HIV dirigidas às populações-chave;

5. Interseccionalidade e diversidade dentro de nossas comunidades; e

6. Ligação do HIV com movimentos mais amplos de saúde, justiça social e direitos humanos.

Tendo em conta os objetivos e temas do HIV2020, os ativistas e defensores de direitos humanos concordaram com uma estrutura única para o evento. O HIV2020 será precedido pela participação ativa dos meios de comunicação, pesquisadores, políticos, patrocinadores e representantes da indústria farmacêutica, com o objetivo de aumentar a visibilidade do evento. O evento em si terá um programa de 3 dias.

O primeiro dia representa uma oportunidade de afinidades: grupos temáticos e oportunidades para que grupos profissionais, redes globais, defensores nacionais e regionais se reúnam e tenham discussões “internas”.

O segundo dia tratará sobre a interseccionalidade na resposta ao HIV em que será apresentada uma série de programas durante todo o dia, eleitos a partir de uma convocatória aberta. O 2º dia incluirá programas científicos e temáticos, atividades de formação e treinamento e oportunidades para examinar o sucesso de programas emblemáticos liderados pela comunidade.

O terceiro dia foi carinhosamente chamado “o dia da solidariedade“. Este dia vai reunir grupos de afinidade e se concentrará em discussões interseccionais sobre o lidar com o HIV. Especificamente, neste dia, ocorrerão palestras, plenárias e painéis de discussão que têm como objetivo reunir as principais mensagens do primeiro e segundo dias e definir os próximos passos para uma resposta abrangente ao HIV dirigida por e para a comunidade.

As/os parceiras/os do HIV2020 também concordaram em usar o evento para promover uma plataforma de advocacia transversal que inclua acabar com as leis, políticas e práticas opressivas que afetam negativamente as pessoas que vivem com o HIV e/ou são afetadas por ele. Os ativistas e defensoras/es de direitos humanos também voltaram a se comprometer a responsabilizar os governos para a prestação de serviços de prevenção, atenção e tratamento do HIV e de outros serviços de saúde de alta qualidade, acessíveis, informados por evidências, e baseados nos direitos humanos.

No mês passado, a Aliança VIH2020 abriu as inscrições para solicitação de interesse de oficinas e apresentações no programa principal do evento. Em outubro 2019, os organizadores também abrirão solicitações de bolsas de estudo para ajudar ativistas e defensores de direitos humanos para participar do evento e garantir que mais membros da comunidade tenham os meios para participar ativamente.

Para obter mais informações e se manter atualizado sobre os últimos acontecimentos da Conferência VIH2020, visite www.HIV2020.org ou entre em contato hiv2020mexico@gmail.com.

Siga o evento nas redes sociais:
Instagram – @HIV2020Conf
Twitter – @HIV2020
Salve esta data e confirme presença: https://www.facebook.com/events/569553690124963/

Fonte: Mídia Ninja