Nessa quarta-feira (5), o presidente Jair Bolsonaro se manifestou sobre a campanha do governo que incentiva a abstinência sexual como prevenção de gravidez precoce e infecções sexualmente transmissíveis. Ao sair do Palácio da Alvorada, na manhã desta quarta-feira 5, Bolsonaro disse que uma pessoa que vive com HIV é uma despesa para todos do Brasil.

“Uma pessoa com HIV, além de ser um problema sério para ela, é uma despesa para todos aqui no Brasil”, disse o presidente, que relatou como exemplo o caso de uma jovem que supostamente teve o segundo filho aos 15 anos e que contraiu HIV na terceira gravidez.

Em reposta, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) promoveu a campanha #EuNãoSouDespesa, que reúne depoimentos de ativistas, estudantes, aposentados, jornalistas, assistentes sociais, advogados, médicos, atores e diversos outros cidadãos e cidadãs que defendem o Sistema Único de Saúde (SUS), contra o estigma, o preconceito e a discriminação.

“Eu não sou despesa. Eu sou receita. Sou receita humana, social, física, política, econômica. Eu produzo, eu faço a diferença. Esse planeta é meu, essa sociedade é minha, como é sua e como é de todos”, disse Marco Aurélio Tavares Bastos, jornalista e conselheiro gestor do Centro de Treinamento e Referência DST/Aids – SP.

“Ninguém é despesa. Nós pagamos impostos e esse dinheiro é revertido para a Saúde. Há várias décadas lutamos contra os estigmas, preconceitos e discriminação e não aceitamos mais rótulos”. Heliana Moura, assistente social da Rede Mulheres Vivendo com HIV/Aids.

A partir de deste sábado, você vai pode acompanhar na TV Agência Aids, os vídeos com depoimentos de pessoas que vivem com HIV em repúdio à declaração do presidente. Basta clicar aqui.

 

Redação da Agência de Notícias da Aids