Dando continuidade a série de depoimentos sobre as expectativas da luta contra a aids para 2020, a Agência Aids traz nesta reportagem os depoimentos dos ativistas Beto Silva, coordenador da Casa Florescer, e Andrea Ferrara, voluntária no Grupo de Incentivo à Vida. Ela acredita, por exemplo, que uma dos caminhos para vencer a aids é falar abertamente sobre sexualidade e prevenção nas escolas. Já Beto aposta em ações especificas com a população de dependentes químicos. Leia a seguir:

Andrea Ferrara, do GIV (Grupo de Incentivo à Vida): “Espero que em 2020 as ONGs se unam cada vez mais e se fortaleçam para que possam juntar forcas para manutenção dos direitos conquistados e combater os retrocessos vividos nos últimos anos. Que existam mais campanhas de prevenção e estas sejam efetivas e dialoguem com as populações mais afetadas pela epidemia. Que a disponibilização de insumos de prevenção, PEP, PrEP e testagem não se restrinjam aos grandes centros. Que se possa falar sobre sexualidade, prevenção, direitos nas escolas. Alem disso, é importante a luta contra o estigma e discriminação que envolve o HIV e a aids, que pode distanciar as pessoas do autocuidado, da prevenção, acarretando o aumento ou não diminuição de novas infecções e adoecimentos. O ano está começando e temos muito trabalho pela frente!”

Beto, Casa Florescer:“ Minha expectativa é que tenhamos ações de prevenção voltadas para as pessoas com dependência química. Sabemos que em muitos casos essa população não usa preservativos, há ainda as pessoas que já vivem com HIV e esquecem de tomar os medicamentos. Por isso, penso que ações mais eficientes com dependentes químicos são importantes para o combate à epidemia em 2020. Espero também que as pessoas tenham uma compreensão maior sobre a importância da prevenção às ISTs e ao HIV. A PrEP e a PEP precisa chegar cada vez mais as pessoas em situação de vulnerabilidade social, em especial, nas pessoas que estão em situação de rua.”

Redação da Agência de Notícias da Aids

Dica de entrevista

Grupo de Incentivo à Vida

Tel.: (11) 5084-0255

Casa Florescer

Tel.: (11) 3228-0502