A Aliança Empresarial para Acabar com a aids até 2030, uma coalizão público-privada patrocinada por Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) e a organização sem fins lucrativos GBCHealth, foi anunciada na quinta-feira (23) em Davos, na Suíça, paralelamente ao Encontro Anual do Fórum Econômico Mundial.

A iniciativa reúne empresas inovadoras para fortalecer a colaboração intersetorial, desenvolver valores em comum e criar espaços para uma colaboração efetiva. Sua meta é proporcionar às empresas as ferramentas necessárias e o suporte de parceiros do setor público para ajudar a alcançar o objetivo de acabar com a aids até 2030.

A indústria foi e continua sendo essencial para a resposta à aids, seja desafiando o estigma que cerca o HIV, ou construindo parcerias inovadoras entre empresas através de setores e implementando programas de diagnóstico, tratamento e prevenção dentro dos locais de trabalho e comunidades que os cercam.

Entretanto, esses modelos precisam operar em escala para preencher as lacunas de investimento e implementação necessárias para alcançar a meta de acabar com a aids até 2030.

“O setor privado tem um papel fundamental na resposta multissetorial ao HIV. Empresas devem garantir que seus funcionários, seus fornecedores e as comunidades recebam tratamento para HIV e programas de prevenção e cuidado. Juntos, podemos acabar com a aids até 2030”, disse a diretora-executiva do Unaids, Winnie Byanyima.

“Entendendo que um mundo livre da aids está para além do alcance de uma só empresa, manter as coisas como estão não vai nos ajudar a alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, tampouco uma inovação vinda de apenas alguns precursores”, afirmou a presidente do Conselho da mineradora britânica Anglo American na África do Sul, Nolitha Fakude.

“Esse plano vai precisar de colaboração intersetorial, das redes de abastecimento e sistemas econômicos, assim como parcerias inovadoras com o governo e a sociedade civil. Nós, da Anglo American, estamos comprometidos a ser parte da Aliança Empresarial para Acabar com a Aids até 2030, e estimulamos outras empresas a se juntar aos nossos esforços coletivos.”

“Empresas com pensamento inovador são necessárias para ajudar a desenvolver soluções holísticas e gestão de riscos. Estamos em uma encruzilhada. O futuro será determinado pelo que faremos hoje”, disse a presidente da GBCHealth, Nancy Wildfeir-Field.

A Aliança Empresarial para Acabar com a Aids até 2030 funcionará como um veículo e uma voz coletiva para disseminar as melhores práticas através de plataformas públicas, suas companhias e suas respectivas redes de abastecimento.

Além disso, servirá como um órgão coletivo para ajudar a definir regulações e políticas para apoiar programas de prevenção e tratamento ao HIV e acabar com estigma e discriminação relacionados ao HIV.

Fonte: ONU