25/07/2018 - 05h24
Aids 2018: Movimento de aids protesta contra conferência de São Francisco em 2020, nos Estados Unidos

As recentes notícias sobre separação de famílias de imigrantes, detenções e segmentação de profissionais do sexo e comunidades LGBTQ, guerra contra as pessoas que usam drogas e as fronteiras fechadas dos Estados Unidos, mobilizaram o movimento social na tentativa de impedir que a próxima Conferência Internacional de Aids aconteça em São Francisco no ano de 2020.

Em Amsterdã, 11 redes globais e mais de 60 organizações de direitos humanos, incluindo todas as redes nacionais de pessoas vivendo com o HIV, fortemente criticadas e contrárias à decisão, pedindo que o IAS anuncie imediatamente sua decisão de realocar a conferência.

“A decisão de levar a Conferência Internacional de Aids aos EUA em 2020 reflete um grande desrespeito aos pedidos de gays, pessoas que usam drogas e profissionais do sexo de que a conferência seja sediada em um país onde nossa participação seja possível. Além disso, a escolha da Bay Area, literalmente um dos lugares mais caros do mundo, ressalta uma crescente divisão no movimento de aids entre a elite da saúde pública e os defensores da comunidade ”, disse George Ayala, diretor executivo do MPACT Global Action for Gay. Saúde e Direitos do Homem, com sede em Oakland, Califórnia.

Os EUA foram os anfitriões da Conferência Internacional de Aids em 2012. Naquela época, embora o clima político dos país fosse mais favorável aos direitos humanos, redes globais de profissionais do sexo foram forçadas a organizar uma conferência alternativa, que aconteceu em Kiev, na Ucrânia.

Os ativistas argumentam que os Estados Unidos não são seguros para imigrantes, negros e comunidades LGTBQ. Além disso, eles observam que a obtenção de vistos para o país será um grande desafio para as comunidades mais afetadas pela epidemia global de HIV, como resultado das proibições de viagens a ex-trabalhadoras sexuais, pessoas que usam drogas, pessoas que vivem em países muçulmanos e um histórico emergente de detenções de ativistas de direitos humanos nas fronteiras.

“São de longa data, atos de discriminação e violações de direitos humanos contra negros, imigrantes, pessoas trans, pessoas LGBT, pessoas com deficiência e outras populações-chave estão aumentando rapidamente. Talvez o IAS não compreenda que nada – incluindo o estado de direito, acordos internacionais, ação política ou padrões de civilidade – esteja atualmente restringindo a escalada de violência federal ou de vigilantes contra nossas comunidades ”, disse Larry Walker, da Rede de Homens Negros Gays Vivendo com HIV em Atlanta, Geórgia.

“Hospedar a Aids 2020 na Califórnia, que já se tornou um alvo da administração Trump, vai contra os valores da própria ONG Internacional de ser inclusiva, focada em direitos humanos e baseada em evidências. Uma conferência baseada nos EUA durante um ano eleitoral politizado será inacessível e exporá nossas comunidades a graves danos ”, completa.

“Nenhum ato de boa vontade do IAS, de sua rede ou mesmo de membros individuais do Congresso dos EUA pode garantir a aprovação de vistos. Eles também não podem prevenir detenções, interrogatórios, intimidação ou exposição à violência e aos danos uma vez nos EUA ”, disse Naina Khanna, diretora executiva da Positive Women’s Network-USA, uma rede nacional de mulheres vivendo com HIV que vive em Oakland, CA.

Os ativistas pedem que o IAS se reúna com membros da sociedade civil em Amsterdã para que possam fazer parcerias a fim de que a conferência seja acessível para as comunidades mais afetadas pelo HIV.

Uma declaração está aberta para assinaturas de indivíduos e organizações. Clique aqui para assinar: bit.ly/AIDS2020SignOn

 

Para mais informações

Twitter: # AIDS2020ForAll no twitter

Site: aids2020forall.org

 

Redação da Agência de Notícias da Aids

A Agência de Notícias da Aids cobre a Conferência em Amsterdã com o apoio do Departamento de IST, Aids e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde, do Condomínio Conjunto Nacional e da Associação Paulista Viva.

notícias relacionadas

Preconceito e descaso ainda prejudicam diagnóstico de aids, informa o Jornal de Jundiaí

10/12/2023 - 10h45

Existem avanços na prevenção, mas ainda há quem não leve a sério a prevenção da doença e isso afeta toda a sociedade

Leia mais

Conheça as notícias que são destaque neste domingo, 10 de dezembro

10/12/2023 - 10h38

Em 10 anos, Ribeirão Preto tem maior queda na taxa de mortalidade de pessoas com aids em SP. Plano de saúde impõe novas exigências para liberação de exames. Projeto Salvador + Orgulho realiza Parada do Orgulho LGBT. Direitos humanos e polícia não são antagônicos, diz delegado gay do DF. Primeira mulher transexual da FAB ganha campeonato da Jaguar Kart Racing.

Leia mais

CNN: Com novas variantes, reforço da vacina contra a Covid é necessário, diz infectologista

09/12/2023 - 10h09

O Ministério da Saúde orientou o reforço da vacina bivalente contra a covid-19. A medida da pasta aconteceu como resposta da confirmação de casos de duas novas sublinhagens de uma variante do coronavírus no Brasil: a JN.1 e JG.3.

Leia mais

Confira os destaques sobre saúde deste sábado, 9 de dezembro

09/12/2023 - 10h04

Diretas Já, combate à aids e cenas fortes: o que acontece nos novos episódios de Betinho: No Fio da Navalha.

Leia mais

Apoio

SENACUNAIDSLá em CasaFórum de Empresas e Direitos LGBTI+

Apoio Institucional

OABMLMSaber ViverSoropositivo.orgSindicatoCidadão Sustentável