O Festival Mix Brasil é um evento cultural com foco em filmes relacionados com a sexualidade em suas diversas formas de expressão. Em 2018, 52 mil pessoas participaram das exibições, festas, teatro, música, conferência e debates. Este ano o evento acontece entre os dias 13 e 20 de novembro.

Na edição de 2019, a Agência de Notícias da Aids exibirá o documentário Youtubers e HIV e promoverá, logo após o filme, uma mesa para discutir o papel das mídias sociais no enfrentamento do HIV, a fim de disseminar informações confiáveis sobre o assunto e auxiliar no combate às novas infecções. O objetivo é ajudar na redução da vulnerabilidade dos jovens que têm tido pouco acesso a informações e campanhas sobre prevenção.

A exibição será no dia 19 de novembro, às 15h. A diretora da Agência Aids, Roseli Tardelli, irá conduzir a conversa entre os ativistas Rafael Bolacha e Gabriel Comicholi, que também fizeram parte do documentário.

https://i2.wp.com/www.mixbrasil.org.br/wp-content/uploads/2018/11/unnamed.jpg?resize=150%2C150Gabriel Comicholi

Era 1º de abril, quando Gabriel Comicholi, de 21 anos, inaugurou seu diário online para contar o irrefutável resultado de dois exames. Três dias depois de confirmar que era soropositivo, publicou seu primeiro ”HDiário” (como chama seus vídeos) no canal que leva seu nome no YouTube.

https://i2.wp.com/www.mixbrasil.org.br/wp-content/uploads/2019/11/rafael-bolacha_48882353377_o.png?resize=150%2C150Rafael Bolacha

Bolacha (apelido de infância) criou um blog para escrever seus medos, angústias, desafios e conquistas. O projeto cresceu e ganhou uma versão impressa. Intitulado Uma vida positiva, o livro foi adotado como material de apoio para uso em sala de aula pela Universidade Columbia, de Nova Iorque. Outro projeto que Bolacha compõe é o Chá dos 5, canal do YouTube que traz um ”formato opinativo descontraído”.

O Festival 

Além do filme Youtubers e HIV, também haverá a exibição de curtas. O evento ainda destaca que esta é a primeira edição em que há uma “presença tão grande de pessoas negras retratadas nos filmes, e tantos trabalhos olhando para a Amazônia,”

O eixo Games estreou no ano passado e fica mais forte a cada passo – pela primeira vez, organizaremos aqui uma competição.

Também haverá mesas sobre temas como os caminhos da produção musical negra e LGBTQI+ que saiu das periferias, mulheres invisíveis no cinema, despatologização e tratamentos hormonais de pessoas trans, e o futuro das relações de trabalho sob a perspectiva LGBTQI+.

Por sua vez, o Mix Literário, já estabelecido como um dos principais fóruns da produção literária LGBTQI+ nacional, acontece na renovada Biblioteca Mário de Andrade.

Veja a programação completa do festival clicando aqui. 

 

Informações

Youtubers e HIV

Data: 19 de novembro (terça-feira)

Horário: 15h

Local: Centro Cultural São Paulo – Sala Jardel Filho

 

Redação da Agência de Notícias da Aids