O Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens da Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (ABIA) realiza na noite do dia 11/12, às 18h30, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Centro do Rio a entrega do “Prêmio Reconhecimento: Promoção em Saúde e prevenções populares do HIV e da Aids em 2019” e o lançamento do Boletim Especial – Guia de Sexo mais Seguro.

A ação é organizada e coordenada por Vagner de Almeida. Além disso, será concedido a ABIA o Troféu Prêmio Cidadania, Direito e Respeito à Diversidade pela contribuição à luta por dignidade e direitos LGBTI+ no Rio e Brasil. O Prêmio Reconhecimento busca valorizar jovens e adultos, ativistas ou não, que se destacaram ao longo do ano em ações pautadas no âmbito da prevenção do HIV/aids, luta pelos direitos, respeito e combate à epidemia.

Já o Boletim Especial nº 65 sobre o Guia de Sexo mais Seguro é uma publicação direcionada a contar os detalhes de todo o processo de criação deste trabalho que gerou versões para o público HSH (Homens que fazem sexo com outros homens), mulheres cis e mulheres trans/travestis. Além, de um módulo especial que aborda todas as questões sobre IST’s.

No evento também haverá o relançamento da Declaração dos Direitos Fundamentais da Pessoa Portadora do Vírus da AIDS.

O diretor Vagner de Almeida pesquisa o tema da homossexualidade e HIV e aids desde 1983. Em 1989, integrou-se a ABIA, onde passou a coordenar a produção audiovisual da instituição. O primeiro filme dele produzido pela ABIA foi “Cabaret Prevenção” (1995), que ajudou a dar visibilidade à comunidade HSH (Homens que fazem Sexo com outros Homens) no país. Dentre os 11 filmes realizados, o destaque fica por conta de “Borboletas da Vida” (2006), premiado no New York Brazilian Film Festival como melhor documentário.

SERVIÇO:

Entrega do “Prêmio Reconhecimento: Promoção em Saúde e prevenções populares do HIV e da AIDS em 2019” e Lançamento do Boletim Especial Guia de Sexo mais Seguro

Local: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Rua Primeiro de Março, 66 – Centro (RJ)

Horário: 18h30

Data: 11/12/19