Na Semana Mundial de Luta Contra a Aids 2018, a ABIA preparou uma série de publicações especiais com a proposta de incentivar uma reflexão crítica sobre a epidemia do HIV e da aids no Brasil.

A agenda começa nesta quinta-feira (06), durante o “Debate sobre a Quarta Década de Epidemia de HIV/aids”, quando será apresentada ao público a reedição de dois livros raros de Herbert Daniel: “Vida antes da morte”, lançado originalmente em 1989, e “Aids, a terceira epidemia”, escrito em 1990, juntamente com Richard Parker, diretor-presidente da ABIA. A ação tem o apoio do Programa Conjunto das Nações Unidas para o HIV/Aids (Unaids).

O debate contará com a participação de Richard Parker, Veriano Terto Jr., vice-presidente da instituição e de Georgiana Braga-Orillard, diretora do Unaids no Brasil.

As obras raras de Herbert Daniel também serão lançadas durante a abertura do XIX Encontro Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e Aids, que acontecerá em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, na sexta-feira (7). Ainda durante este evento– que termina no domingo (9) – a ABIA lançará a publicação “Dimensões Sociais da Prevenção”, fruto de intensos diálogos realizados no “Seminário Dimensões Sociais e Políticas da Prevenção”, organizado pela ABIA em novembro de 2017, em comemoração aos seus 30 anos de atuação.

“As apresentações no Seminário foram muito instigantes e nos trouxeram múltiplas reflexões. Assim, decidimos organizar essa publicação, onde reunimos 21 artigos, a partir dos principais pontos das falas dos convidados que compuseram as oito mesas do evento, para compartilhar a experiência do Seminário e, de alguma forma, manter vivo o espírito de encontro e troca que produzimos naqueles dois dias”, afirmam Richard Parker e Veriano Terto Jr., em editorial. Além dos livros de Daniel e do Seminário sobre a Prevenção, a ABIA lançará em Porto Alegre o Boletim ABIA sobre a PrEP e a versão impressa do Guia do Sexo Mais Seguro.

Já em São Paulo (14/12), a instituição lançará os livros de Herbert Daniel (“Vida antes da morte” e “Aids: a terceira epidemia”) durante o encerramento do conjunto de seminários “Todo Sexo é Político”, na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP).

Na ocasião, Richard Parker fará uma conferência, ao lado de Mario Pecheny (Universidade de Buenos Aires) , sobre “Prazer e Perigo: Políticas Sexuais no Séc. XXI”. E Veriano Terto Jr. participará da mesa “Aids, solidariedade e direitos humanos: qual a contribuição da universidade?”, na qual contribuirá com o tema “Quais os desafios para o movimento social e as ONGs/Aids?”. Também participa desta mesa o conselheiro da ABIA, Fernando Seffner, que falará sobre “Quais os desafios da prevenção no contexto da escola sem partido?”.

Todas as publicações da ABIA ficarão disponíveis para download no site da instituição.