Para marcar a passagem do dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids, a Associação Paulista Viva e a Agência de Notícias da Aids vão reunir artistas soropositivos na 1ª Mostra Mais Arte, Menos Aids. O evento vai acontecer entre os dias 25 de novembro e 01 dezembro, no Parque Prefeito Mário Covas, em São Paulo. Essa é a primeira vez que um equipamento público recebe uma mostra de arte contra a aids. A ideia é utilizar a arte para falar de prevenção, HIV/aids e direitos humanos. Além disso, serão realizados auditórios públicos falando sobre aids e atividades lúdicas, sempre abordando a prevenção e trabalhando a luta contra o estigma e a discriminação. A Mostra é gratuita e tem o apoio da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, do Programa Municipal de DST/Aids de São Paulo, da DKT do Brasil, da ONG AHF Brasil, da farmacêutica GSK, da Bayer e da Gilead Sciences.

A programação começa nesta segunda (25), com a abertura da exposição 1ª Festival de Humor e Aids, do Ministério da Saúde, e se estende até o próximo domingo (01), com performances, oficinas e shows. O festival vai debater ainda temas como diversidade, identidade de gênero e sexualidade.

Entre os destaques, o bate-papo “Populações-chave e HIV – Estratégias de prevenção para diminuir infecções” (sábado 30/11), às 11h, com mediação do jornalista Lucas Bonanno e participação dos especialistas Cleiton Euzébio, diretor interino do Unaids Brasil, Beto de Jesus, diretor da AHF Brasil e João Nemi, professor da Universidade de Columbia e o pocket show “A carne, a língua, o vírus” (domingo, 1/12), da artista Maria Sil.

No sábado (30), às 14h, haverá um debate sobre a “4ª década do HIV – Resultados positivos e novos desafios”, com a presença da psicóloga Maria Cristina Abbate, coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids de São Paulo, e dos médicos Rico Vasconcelos e Carué Contreiras.

“Temos que conversar sobre aids de uma forma leve, sem tirar a seriedade da doença. E a arte cumpre bem este papel. Por isso, acreditamos no poder da palavra e da música nas transformações das pessoas”, destacou Roseli Tardelli, diretora desta Agência e criadora e curadora da mostra.

Roseli explicou que decidiu trabalhar com a temática “soropositividade” em homenagem aos que lutaram e ainda lutam pela garantia de direitos das pessoas que vivem com HIV/aids no Brasil e no mundo. “Temos uma nova geração de artistas soropositivos vivendo e criando arte, são pessoas que estão saudáveis, ocupando espaços e produzindo.”

As obras da artista plástica Adriana Bertini também estarão espalhadas pelo Parque no sábado e domingo (30 e 01). Ela é especialista em confeccionar peças e adereços com camisinhas. Quem passar pelo local poderá aprender a técnica e tirar fotos.

Segundo Adriana Bertini, “é sempre importante dar continuidade a este projeto e democratizar cada vez mais a temática, principalmente no Dia Mundial de Luta Contra a Aids. O momento é de celebrar nossas histórias e conquistas e refletir sobre as mudanças e desafios que a aids nos traz todos os dias. Não podemos nos esquecer que temos que lutar por zero discriminação e para que todos tenha acesso à informação de qualidade, prevenção e tratamento.”

No domingo (1), às 13h, autores da temática aids vão ocupar a Mostra para debater a importância da literatura na luta contra a doença. Eles vão falar sobre suas obras e ler trechos de seus livros.

“A palavra, quando unida ao sentimento interno e verdadeiro, tem uma potência explosiva e transformadora. De geração em geração, os escritores com HIV transformaram artisticamente seus sentimentos, que encontram mentes e corações na resposta ao HIV, dialogando e reverberando vida. Passamos por Betinho, Herbert Daniel, Caio Fernando Abreu, Valéria Polizzi e tantas pessoas que lançaram suas vivências e, com a magia da diversidade, encontram-se na resposta cultural da epidemia de HIV/aids. No meu caso, a música foi o canal de acesso as palavras mais íntimas de meu segundo armário, e que permitiu-me abrir essa porta. É muito importante que venham novos escritores na resposta ao HIV, com toda a potência subjetiva e visões ampliadas sobre a intensa vivência do HIV, com essa infinita possibilidade de criação nas palavras que iluminam o viver com HIV. Que venham os novos escritores somar ao coro, para continuar a fazer ecoar na força das palavras a potência criativa da transformação da dor em arte. Existe uma fênix dentro de cada um de nós que reverbera em toda sociedade: vida viva! Viva a vida!, explicou o escritor Salvador Corrêa.

O cantor e ator Gaê já confirmou presença no evento. Com músicas de sua própria autoria, ele prometeu animar a galera.

A Mostra Mais Arte, Menos Aids vai terminar no domingo, às 16h30, com uma grande pista de dança comandada pelos DJs David Carneiro e Filipe Trindade.

Confira a programação a seguir:

Exposições

I Festival Internacional de Humor em DST e Aids – De 24 de novembro a 1 de dezembro – Entre 7 e 18h

Indetectável = Intransmissível – De 29 de novembro a 1 de dezembro – Entre 7 e 18h – A exposição traz histórias de pessoas vivendo com HIV/aids com carga viral indetectável há pelo menos seis meses, com boa adesão ao tratamento e um risco insignificante de transmitir o vírus pela via sexual.

 

Sábado – 30 de novembro

* Mancebo com adereços da artista Adriana Bertini – das 11 às 18h

Auditórios públicos falando sobre aids

11h30 – Populações-chave e HIV – Estratégias de prevenção para diminuir infecções

Mediação: Lucas Bonanno

Debatedores: João Nemi Neto – Professor do Departamento de Culturas Ibérica e Latino-americanas da Universidade de Columbia – Nova York – EUA; Beto De Jesus, diretor da AHF Brasil; e Cleiton Euzebio, diretor Interino do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o HIV/aids (Unaids).

14h00 – Quarta década do HIV – Resultados positivos e novos desafios

Mediação: Filomena Salemme

Debatedores: Maria Cristina Abbate, coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids de Sâo Paulo; Carué Contreiras, médico pediatra e sanitarista; e Rico Vasconcelos, infectologista.

16h00 – Empresas e a luta contra a aids

Mediação: Roseli Tardelli

Debatedores: Representantes da DKT do Brasil e da ViiV Healthcare, de propriedade da GSK; e Marilia Casseb, diretora Associada de Assuntos Externos da Gilead Sciences.

17h00 – Apresentação Musical Banda Théo Com Sétima

 

Domingo – 01 de dezembro

* Oficina com camisinhas/ Mancebo de adereços com Adriana Bertini – Entre 11h e 18h

11h00 – Micaela Cyrino com a Performance “A soropositiva”

12h00 –“A carne, a língua, o vírus” – Pocket Show de Maria Sil

13h00 – Palavra e Prevenção – Roda de conversa com escritores positivos

Participação: Marcelo Seiler, autor do livro Positivo Maxwell; Thais Renovatto, autora do livro Cinco Anos Comigo; Salvador Correa, autor de O Segundo Armário – Diário de Um Jovem Soropositivo; e Marina Vergueiro, autora de Exposta.

14h00 – Drew Persi com a Performance “Escolha Viver”

15h00 – “Som de Gaê”, com músicas autorais

16h30 – A música ficará por conta dos DJs David Carneiro e Filipe Trindade

 

Serviço

1ª Mostra Mais Arte, Menos Aids

Quando: de 25 novembro à 01 de dezembro

Local: Parque Prefeito Mário Covas

Horário: de 11h às 17h30

Contato: Roseli Tardelli – (11) 3266-2107

 

Redação da Agência de Notícias da Aids