Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

 
 
Biblioteca
 
 Brasil - Cazuza, Renato Russo e a transição democrática

Brasil - Cazuza, Renato Russo e a transição democrática

Autor : Mario Luis Grangeia

Editora   : Civilização Brasileira

Embora grupos como Titãs e Plebe Rude tenham seduzido a juventude roqueira da década de 1980 com obras contestatórias, é consenso que Agenor de Miranda Araújo Neto (1958 – 1990) e Renato Manfredini Jr. (1960 – 1996) foram os maiores porta-vozes musicais da geração daqueles anos em que o rock brasileiro esteve com cotação alta no mercado fonográfico. O recém-lançado livro Brasil - Cazuza, Renato Russo e a transição democrática (Editora Civilização Brasileira) reflete sobre as questões políticas e sociais embutidas nos cancioneiros dos dois compositores cariocas. Escrito pelo jornalista Mario Luis Grangeia, doutorando em sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o livro contextualiza e entrelaça as obras dos dois ícones do rock brasileiro dos anos 1980. O autor se vale de trechos de entrevistas concedidas pelos artistas para montar o painel sócio-político-musical da época. Fatos da vida pessoal dos artistas, como a homossexualidade e a infecção pelo vírus HIV, entram em pauta, no sentido de que também foram questões políticas numa década em que houve quem caracterizasse a aids como “peste gay”.



Site   Visite aqui o site da Editora



 

 O Que É o SUS: e-book interativo

O Que É o SUS: e-book interativo

Autor : Jairnilson Silva Paim e outros

Editora   : Fiocruz

A luta pelo direito à saúde e pela consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) tem se expressado a partir da articulação de trabalhadores das áreas da saúde, pesquisadores e militantes dos movimentos sociais nas últimas décadas. O livro O Que É o SUS - um dos títulos mais procurados da Editora Fiocruz, já tendo sido reimpresso cinco vezes - busca esclarecer o que é, o que não é, o que faz, o que deve fazer e o que pode fazer o SUS. Pela importância do tema e da obra, O Que É o SUS foi selecionado para se transformar no primeiro e-book interativo da Editora Fiocruz, no âmbito do primeiro edital da Faperj especialmente dedicado às editoras universitárias.

Clique aqui para acessar o livro digital



Site   Visite aqui o site da Editora



 

 Uma Vida Positiva

Uma Vida Positiva

Autor : Rafael Bolacha

Editora   : Cidade Viva

Desde que Rafael Bolacha descobriu-se soropositivo, sob o pseudônimo Luan F, ele compartilha em um blog os seus anseios, sua rotina e as expectativas de um jovem portador do vírus HIV. A obra “Uma Vida Positiva”, publicada pela editora Cidade Viva em 2012, compila textos desse blog e outras reflexões do autor sobre os três primeiros anos de convivência com seu diagnóstico.

Site   Visite aqui o site da Editora



 

 Vidas Posithivas: Medo, preconceito e esperança na luta contra o vírus da Aids

Vidas Posithivas: Medo, preconceito e esperança na luta contra o vírus da Aids

Autor : Roberta Mendonça Barbieri

Editora   :

Divido em cinco capítulos, um Trabalho de Conclusão de Curso tornou-se o livro “Vidas Posithivas: Medo, preconceito e esperança na luta contra o vírus da Aids”. O volume, traz histórias reais de diferentes perfis que sofreram e ainda sofrem por causa de estigmas, mas que, junto com pessoas que as entenderam, os enfrentam e entendem o que é viver com HIV. Com um enredo desapegado de porcentagens e dados técnicos, as histórias mostram como é ser portador do HIV e se é possível ter perspectivas iguais as de um soronegativo. "Por meio das histórias, será possível perceber que o vírus da aids não está restrito ao perfil típico do início da epidemia -- gays, hemofílicos e usuários de drogas injetáveis. Hoje, qualquer pessoa, independente de idade, raça, classe social, estado civil ou orientação sexual, está sujeita a contrair o vírus”.

Site   Visite aqui o site da Editora



 

 Pílulas Azuis

Pílulas Azuis

Autor : Frederik Peeters

Editora   : Nemo

Nesta narrativa gráfica pessoal, por meio de um roteiro simples e de temas universais (o amor, a morte), Frederik Peeters conta sobre seu encontro e sua história com Cati, envolvendo o vírus ignóbil que entra em cena e muda tudo, e todas as emoções contraditórias que ele tem de aprender a gerenciar: amor, raiva, compaixão. Pílulas azuis nos permite acompanhar, sem nenhum vestígio de sentimentalismo, através de um prisma raramente (senão nunca) abordado, o cotidiano de uma relação cingida pelo HIV, sem deixar de lançar algumas verdades duras e surpreendentes sobre o assunto. Apesar da seriedade do tema, Pílulas azuis é uma obra cheia de leveza e humor. O epílogo foi escrito treze anos depois do primeiro lançamento da HQ e traz esclarecimentos do que aconteceu com o casal e sua família durante esse tempo.

Site   Visite aqui o site da Editora



 

 O Segundo Armário: Diário de um Jovem Soropositivo

O Segundo Armário: Diário de um Jovem Soropositivo

Autor : Gabriel De Souza Abreu

Editora   : INDEX ebooks

Gabriel de Souza Abreu nasceu em 1984 no interior do Estado do Rio de Janeiro, em família de classe média. Em 2010, decidiu mudar-se para a capital para concluir seus estudos de pós-graduação numa instituição de referência nacional na área de ciências da saúde. Um pouco mais de um ano de intensa vida gay na cidade do Rio de Janeiro – o paraíso homossexual do Brasil – e exatamente no dia 11 de abril de 2011, às 13 horas, Gabriel recebeu um diagnóstico que mudaria sua vida para sempre: descobriu que era soropositivo para HIV-1. Na busca de novos caminhos, ele começou a escrever, registrando seus medos, expectativas e anseios, publicando em 2014 o seu primeiro livro, O Segundo Armário: Diário de um Jovem Soropositivo. Links para download gratuito: Amazon: http://www.amazon.com.br/dp/B00Q1UTJM8/ Google Play: https://play.google.com/store/books/details?id=kOeSBQAAQBAJ Apple: https://itunes.apple.com/br/book/id944800311 Kobo: http://store.kobobooks.com/pt-BR/ebook/o-segundo-armario

Site   Visite aqui o site da Editora