Quinta-feira, 22 de Junho de 2017

 
 
Biblioteca
 
 Histórias da Aids

Histórias da Aids

Autor : Artur Timerman e Naiara Magalhães

Editora   : Autêntica

Neste livro são narradas histórias de pessoas idosas que levam uma vida praticamente normal graças ao tratamento com antirretrovirais. Depoimentos de pacientes "pós-coquetel", homens e mulheres com HIV, são relatos que vêm entrelaçados com a história de evolução da própria doença, em suas nuances médicas, científicas, comportamentais e sociais. “Este não é um livro de ficção, nem de fábulas. Ele traz casos reais e informações precisas, apresentadas por quem há décadas lida com um assunto-tabu – o médico infectologista Artur Timerman, neste caso com o respaldo da jornalista Naiara Magalhães. Com clareza e objetividade, os autores navegam pelo tempo, sem apelar para fórmulas mágicas, ou soluções místicas. Não oferecem promessas ilusórias, nem vendem otimismo irreal, mas sinalizam: ‘Boa parte do percurso que levará à cura da aids já foi cumprido. Se essa trajetória fosse uma maratona, poderíamos dizer que, dos 42 quilômetros da prova, falta agora um terço do trajeto. Conquistar a medalha é questão de reunir fôlego e pernas para mais uns 15 quilômetros de corrida’,” descreveu o jornalista Paulo Markun a respeito do exemplar.

Site   Visite aqui o site da Editora



 

 O Valor da Vida - 10 anos da Agência Aids

O Valor da Vida - 10 anos da Agência Aids

Autor : Roseli Tardelli

Editora   : Senac

O Valor da Vida, de Roseli Tardelli, celebra os dez anos da Agência de Notícias da Aids, que ela fundou inspirada na saga de seu irmão Sérgio, falecido em decorrência da aids em 1994. Com prefácio da colunista de Política Dora Kramer e orelha do editorialista José Nêumanne Pinto, o livro relata a história dos irmãos Tardelli, que nos anos 1990 foram pioneiros no Brasil ao lutar publicamente pelo direito de os portadores de HIV serem atendidos por planos de saúde e convênios médicos. Depois da batalha jurídica, respaldada pela advogada Rosana Chiavassa, a família obteve o direito de Sérgio ser atendido por seu plano de saúde, criando jurisprudência para que os demais portadores da doença no Brasil passassem a contar com o mesmo benefício, prática que se tornou lei em 1999. A partir daí a Agência Aids começou a tomar forma, com a proposta de combater o preconceito em relação à doença e de disseminar, por meio da mídia, informações sobre os direitos dos pacientes, os avanços do tratamento e as formas de prevenção da síndrome.

Site   Visite aqui o site da Editora



 

 MOC-Drogas – Manual de Oncologia Clínica do Brasil. Agentes Oncológicos

MOC-Drogas – Manual de Oncologia Clínica do Brasil. Agentes Oncológicos

Autor : Maria Inês Rodrigues Gato, Ana Cláudia de Oliveira, Patrícia Molina, Antônio Carlos Buzaid, Fernando Cotait Maluf, Caio M. Rocha Lima

Editora   : Dentrix Edição e Design

O MOC–Drogas é um manual de oncologia clínica que tem como intuito descrever os principais agentes antineoplásicos, incluindo alguns ainda não disponíveis no mercado brasileiro. O livro apresenta informações sobre a diluição e administração de drogas para tratamentos oncológicos, além de descrever os ajustes de dose das drogas e as principais interações medicamentosas de relevância clínica.

Site   Visite aqui o site da Editora



 

 Para uma Nova Forma de Ativismo

Para uma Nova Forma de Ativismo

Autor : Projeto Rede de Proteção Humana

Editora   : Cuore

O livro Para uma Nova Forma de Ativismo traz a fundamentação teórica das ações realizadas por ativistas do movimento social de luta contra aids durante o Projeto Rede de Proteção Humana. Entre 2009 e 2010, 100 novas lideranças foram capacitadas em quatro eixos temáticos: acompanhamento da elaboração e execução de Plano de Ações e Metas (PAM), atuação junto ao Ministério Público, garantia e ampliação da representatividade comunitária nos conselhos e nas conferências de saúde, e fomento à formação de Frentes Parlamentares nas Assembleias Legislativas. Em seguida, as novas lideranças realizaram intercâmbios inter e intraregionais pelo Brasil com o objetivo de trocar experiências.

 

 HIV e a patogenia da aids

HIV e a patogenia da aids

Autor : Jay Levy

Editora   : FAP-UNIFESP

O professor e pesquisador Jay Levy, que investiga HIV/aids desde os primeiros diagnósticos, faz uma revisão completa e especializada sobre o tema. Explica de forma clara a história da doença e como os cientistas e profissionais da saúde pública reagiram aos desafios encontrados nas quase três décadas de luta contra a epidemia. Avalia também os avanços mais recentes na busca por vacinas e oferece abrangente bibliografia na área.


 

 TÁBULA RASA – Dinâmica da Resposta Moçambicana ao HIV/SIDA

TÁBULA RASA – Dinâmica da Resposta Moçambicana ao HIV/SIDA

Autor : Cristiano Matsinhe

Editora   : Texto Editores

Neste livro, o antropólogo moçambicano Cristiano Matsinhe trata da resposta do país africano à epidemia da Aids. O livro aborda o início deste problema, ainda nos anos 80, e segue até os dias atuais.