A situação real que se apresenta hoje em relação a pré adolescentes, adolescentes e jovens é calamitosa.

O Brasil é uma grande nação e a rede publica de saúde atinge muito menos essa população em detrimento da amplitude midiática que as cobre de informações de forma eficiente e fácil, formatando atitudes na maioria das vezes irresponsáveis.

A importância de atingirmos essas jovens vulneráveis e incautas, está longe do ideal. A realidade é dura e triste.

O atendimento nas pequenas cidades é inócuo. Faltam ações educativas e preventivas. Ações que possam fortalecer a auto estima, o conhecimento do corpo, as reações desse corpo em desenvolvimento.

O comportamento dessa população é geral influenciado pelos vários recursos da mídia que forma e conduz ações irresponsáveis substituindo a educação familiar e formal.

O sistema em que vivemos conduz a individuação, competição, a falsa felicidade, gerando um mundo sem compromisso com o amanhã.

A vacina contra HPV oferecida pelo Ministério da Saúde voltada a pré adolescentes atingiu apenas parte desse universo.

Hoje as IST’s ressurgiram de forma galopante, principalmente a Sífilis, atingindo meninas e meninas grávidas. Essa doença pode atacar a curto, medio e longo prazo, o cérebro, mudar a estrutura dos ossos, deformar o rosto e passar para o nasciturno quando grávidas, sequelas como a cegueira e outras graves reações neste corpo.

Com o Sistema Único de Saúde (SUS) que está sendo substituído por OCIPs, os compromissos estão longe do ideal principalmente em relação a prevenção. Teremos cada dia mais uma população abandonada, sem recursos, desprovida de cuidados tão inerente e importantes para uma geração saudável.

O que esperar do atual governo? Que haja sensibilidade do Ministério da Saúde e do Departamento de IST’s e eficiência na rede de atendimento voltada a prevenção e que atinja de forma atuante todo sistema de saúde do país.

* Maria Luiza Eluf é psicologa social, feminista, especialista em educação sexual e reprodutiva no Brasil há 40 anos.

E-mail: luisa@seminaeducativa.com.br